Insónia

  






A Insónia é um distúrbio de origem psicológica que pode ser classificado como Insónia Relativa ou Insónia Absoluta. A Insónia Relativa ocorre quando temos dificuldade em adormecer ou em manter um sono profundo e reparador. Já a Insónia Absoluta ocorre quando não dormimos por longos períodos de tempo, no início ou no fim da noite. Estes tipos de insónias estão associadas, respetivamente a questões de ansiedade e ataques de pânico. 

 Alguns sintomas que nos mostram que sofremos desta condição são:


Dificuldade em adormecer

Acordar durante a noite

Acordar muito cedo

Alteração do sono

Cansaço após uma noite de sono

Sonolência diurna

Irritabilidade ou ansiedade

Falta de concentração

Esquecimentos frequentes

Dores de cabeça

Preocupações contínuas com o sono


 Para nos vermos livres deste problema podemos fazer tratamentos com medicamentos e psicoterapias. O tratamento para a insónia mais utilizado é o farmacológico, com recurso a medicação indutora de sono. No entanto, esta abordagem não traz alterações sustentadas na qualidade do sono, apenas induz o sono através de substâncias químicas que acabam por causar dependência, entre outros efeitos secundários indesejados.

 A abordagem que traz alterações significativas e naturais na qualidade do sono é a Psicoterapia, que intervém nas causas da insónia, acabando com a mesma. A Psicoterapia HBM é um método que permite identificar o que está na origem deste distúrbio e que atua na ansiedade através de técnicas psicoterapêuticas, sem recurso a medicação.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Nomofobia

Formas de aproveitar o tempo livre

Psicologia do Desporto