Tratamento psicológico no combate à obesidade

 



A obesidade é um problema de saúde provocado por diferentes fatores que podem ser físicos, genéticos, psicológicos e ambientais. Além dos problemas estéticos, de acordo com a OMS, a obesidade tem consequências perigosas para a saúde. Entre os mais frequentes estão os problemas cardiovasculares, os distúrbios do movimento e alguns tipos de câncer (fígado, vesícula biliar, rins e intestino).

O debate sobre a influência da genética sobre a obesidade é bastante controverso; na verdade, é muito baixo o número de casos de obesidade devidos a razões genéticas. Embora seja verdade que existem síndromes genéticas que apresentam obesidade ou excesso de peso dentro das suas características, aproximadamente 90% dos casos de obesidade são detetados em pessoas sem estas síndromes.

As emoções são os elementos psicológicos mais associados à obesidade e ao excesso de peso. O estado emocional de uma pessoa está diretamente e indiretamente ligado ao apetite, ao comportamento na hora das refeições e também às preferências no momento de escolher os alimentos.

O psicólogo é o profissional da saúde especializado em comportamentos, emoções e pensamentos. Portanto, é a pessoa melhor preparada para ajudá-lo a modificar hábitos pouco saudáveis e aprender a gerenciar as suas emoções de forma positiva e benéfica para sua autoestima.

A terapia psicológica no tratamento da obesidade e do excesso de peso é fundamental para o sucesso de qualquer dieta, intervenção cirúrgica, e para que os seus resultados sejam mantidos ao longo do tempo. Uma vez que o psicólogo avalia em profundidade o comportamento alimentar, o seu contexto e os fatores que o influenciam, a intervenção psicológica é importante.

Em suma a mente e o corpo estão diretamente interligadas e dependentes uma da outra, assim sendo, é preciso cuidarmos da nossa saúde mental para beneficiarmos de um corpo também ele saudável!!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Formas de aproveitar o tempo livre

Série - " You "

Psicanálise do conto "O pescador e o génio"