Crítica sobre o filme " Experiência da prisão de Stanford "






CONTEXTUALIZAÇÃO DO FILME :

 - Este filme tem por base o argumento de que em grupos agimos de maneira diferente do que se estivéssemos sozinhos;

 - O filme baseia-se a famosa experiência do professor Philip Zambardo realizado na Universidade de Stanford, no qual alguns jovens foram recrutados para serem guardas e prisioneiros em uma prisão improvisada nos corredores da universidade. A experiência prevista para ser realizada em duas semanas foi encerrada de maneira dramática após apenas 6 dias (e, na nossa opinião, estes 6 dias são capazes de ter sido demais) e teve  uma grande importância no entendimento do comportamento humano.

 - O filme foi lançado em 2015.

 RESUMO DO FILME :

 - Um grupo de jovens voluntaria-se para serem parte desta experiência e lhes perguntado se desejam ser os guardas da prisão ou os prisioneiros, ao que ao maior parte responde que prefere ser os prisioneiros. O papel dos voluntários acaba por ser decidido por lançamentos de uma moeda ao ar (cara ou coroa);

 - Desde o início, que como ele queria simular uma prisão da maneira mais realista possível, os presos passaram por algo semelhante a um processo de detenção, identificação e prisão, e as roupas de todos os voluntários incluíam elementos de anonimato: uniformes e óculos escuros no caso dos guardas. e vestidos com números de identificação para os presos.

 - A certa altura, os guardas começaram a abusar do poder e os prisioneiros, apesar de tentarem, não foram capazes de contrariar os abusos, logo a experiência acabou passados apenas 6 dias devido aos contraditórios efeitos psicológicos que estava a provocar nos presos.

A NOSSA PESPETIVA :

 - Segundo a nossa perspetiva, o facto de a experiência ter sido um fracasso ocorreu devido ao comportamento quer dos guardas quer dos prisioneiros. Em primeiro lugar, consideramos que ao nível dos guardas estes ao terem a oportunidade e o poder abusaram da situação e do poder, acabando por perder dessa forma o controlo sobre os prisioneiros visto que estes se revoltaram por serem maltratados de forma tão exagerada. Contudo porém, também os prisioneiros tiveram alguma influência neste desfecho visto que desacreditaram na experiência e a levaram como sendo uma brincadeira. Por fim, achamos que até mesmo os psicólogos podiam ter intervido na situação para que a experiência fosse levada a cabo até ao final. Ainda assim gostamos bastante do filme pois este nos fez compreender melhor o comportamento de pessoas humanas em situações complicadas como esta. 









Comentários

Mensagens populares deste blogue

Formas de aproveitar o tempo livre

Série - " You "

Psicanálise do conto "O pescador e o génio"