Teoria das inteligências múltiplas de Gardner

    


 Breve abordagem histórica do conceito de inteligência

O conceito de inteligência começou a ser discutido no final da Idade Média, no entanto, os primeiros estudos significativos acerca da inteligência humana surgem alguns séculos depois através do investigador francês Alfred Binet, que tentou medi-la através de testes psicológicos, elaborando, em 1904, o primeiro teste de inteligência, que serviu de base aos atuais testes de Quociente de Inteligência (QI). Atualmente, é muito comum ouvirmos que os testes de QI já não são suficientes para determinar a inteligência humana e isto deve-se, ao facto, de estes limitarem os indivíduos aos resultados obtidos. Em 1996, chegou-se á conclusão, de que, não deveríamos falar de Inteligência, mas sim, de desenvolvimento cognitivo. É neste sentido que se acredita na possibilidade do desenvolvimento humano através de competências cognitivas, desenvolvidas através de estímulos na educação. É então, neste sentido, que se começa a dar mais atenção a teorias apoiadas na multiplicidade de inteligências, como é o exemplo a Teoria de Inteligências Múltiplas de Gardner.


 -Breve explicitação sobre a teoria das inteligências múltiplas de Gardner

Gardner: não há uma inteligência mas inteligências múltiplas, que derivam do potencial biopsicológico, das aptidões sociais e dos juízos que cada sociedade faz de si própria.

"As crianças têm mentes muito diferentes umas das outras, elas possuem forças e fraquezas diferentes, e é um erro pensar que existe uma única inteligência, em termos da qual todas as crianças podem ser comparadas."- Howard Gardner


Princípios das Inteligências Múltiplas:

-Cada pessoa é uma mistura única de inteligências dinâmicas;

-As inteligências variam no desenvolvimento e entre os indivíduos;

-Cada pessoa deve poder reconhecer e desenvolver a multiplicidade de inteligências;

-O uso de uma das inteligências pode servir para desenvolver outra;

-Todas as inteligências proporcionam recursos alternativos e capacidade para o desenvolvimento humano, independentemente da idade ou circunstância.

Dando corpo a estas ideias, Howard Gardner propôs a existência de, pelo menos, sete inteligências - Linguística, Lógico-Matemática, Musical, Espacial, Corporal-Cinestésica, Interpessoal e Intrapessoal. No entanto, mais tarde o autor decide introduzir uma oitava (Naturalista) e a possibilidade de uma nona (Espiritual). Assim, tomamos consciência, que o conceito de Inteligência perdeu a sua mística e se tornou cada vez mais funcional, porque se passa a admitir que todo e qualquer individuo pode possuir uma ou mais inteligências simultaneamente.


Inteligência Logico-Matemática:


Aptidão para o pensamento lógico, matemático e científico. O indivíduo capacitado para esta tipologia enfatiza a racionalidade, dada a sua aptidão para detetar padrões, estabelecer relações de causa e efeito, conduzir experiências controladamente e estabelecer sequências, enquanto pensa conceptualmente, questiona e testa ideias. De forma a reforçar a aprendizagem pode-se estimular a resolução de problemas e jogos matemáticos, incentivar a interpretação de dados, utilizar experimentos práticos e previsões, integrar organização e matemática noutras áreas curriculares, possibilitar a realização das coisas passo a passo, usar raciocínio dedutivo e usar computadores na resolução de tarefas. Esta inteligência é medida pela velocidade com que uma pessoa resolve equações. Uma grande parte dos testes de Quociente de Inteligência (QI) baseia-se neste tipo de inteligência. aqui destacam-se os engenheiros, matemáticos, economistas, entre outros.


Inteligência Naturalista:


Aptidão que permite ao sujeito manter-se em sintonia com o mundo natural, com a geografia física e com os objetos naturais. Trata-se de um sujeito que aprecia o ar livre, pratica desportos ao ar livre, gosta de acampar, aprecia os animais, plantas e o meio ambiente, estuda os ecossistemas e revela apreço e profunda compreensão pelo meio ambiente, distinguindo nele padrões, características e anomalias e a que recorre para classificar e categorizar objetos naturais e seres vivos. Para além disso, para reforçar a aprendizagem pode-se fazer visitas de estudo para conhecer os diferentes ecossistemas, pode-se também plantar, colher, produzir alimentos e até cuidar de animais. Ou seja, é uma habilidade de entendera natureza e os seus processos. Os profissionais que se destacam são oceanôgrafos, agrônomos, engenheiros florestais, entre outros.





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Formas de aproveitar o tempo livre

Série - " You "

Psicanálise do conto "O pescador e o génio"