Testemunhos sobre o dia em que a escola fechou (março de 2020)

 Hoje, vamos comparar as diferenças entre os nossos testemunhos sobre a uma situação que todos vivemos  o dia em que o colégio fechou portas pela primeira vez devido ao covid 19 ( março de 2020 ).


Versão do Diogo - Lembro-me que já antecipava o fecho das escolas uma vez que nos dias anteriores já alguns colégios tinham fechado. De manhã, foi como um dia normal, depois á hora de almoço começou a ouvir-se alguns rumores que havia alunos em isolamento numas salas de aula, devido a um caso confirmado. Isto levou a uma espécie de pânico/incerteza que levou grande parte dos alunos a faltarem ás aulas da tarde (eu inclusive faltei há aula de educação física). Lembro -me também que achava que só iríamos para casa durante 1/2 semanas mas como podemos ver não podia estar mais longe da verdade.


Versão do Afonso - Lembro-me de nesse dia de manhã estar a debater com os meus pais o eventual fecho das escolas devido à situação pandémica em que nos encontrávamos em que eu defendia, e mesmo perante os meus colegas, que a escola não iria fechar. Com o decorrer do dia, a minha opinião foi-se alterando uma vez que, já se ouviam rumores na escola que alguém estava infetado com o vírus e lembro-me que há hora de almoço a agitação e o aglomerado de crianças de todos os ciclos no pátio eram enormes. Na última aula do dia recordo-me que mais de metade da turma faltou devido ao receio que tinham de permanecer na escola. Assim a escola acabou mesmo por fechar nesse mesmo dia e ficámos em quarentena durante bastante tempo.


Após compararmos os nossos testemunhos chegámos a conclusão que embora as ideias principais sejam as mesmas, há pequenas diferenças que se devem ao facto de cada um de nós ter construído as suas próprias memórias e de dar mais atenção e importância a determinado detalhe. Para além disso, por vezes as própias pessoas acabam por criar falsas memórias sobre um determinado acontecimento fundamentando assim a ideia de que a memória é falível e nem sempre podemos confiar nela a 100%.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Formas de aproveitar o tempo livre

Série - " You "

Psicanálise do conto "O pescador e o génio"