Ludoterapia

 



Bom dia, queridos leitores hoje trazemos-vos um tema muito interessante, a ludoterapia.

A ludoterapia é uma psicoterapia direcionada para o tratamento psicológico  de crianças, através da brincadeira. De facto, ao brincar com a criança, o psicólogo consegue aceder ao mundo interior da criança e consegue ajudá-la a superar os problemas que possa ter.

Esta psicoterapia teve início em 1920 quando, a psicanalista Melanie Klein utilizou o método de brincar para analisar o comportamento infantil. Esta técnica permitiu aceder ao inconsciente e ás memórias recalcadas das crianças. 

De acordo com esta teoria, o brincar é capaz de mostrar as fantasias, interesses e apreensões da criança, influenciados principalmente pelo relacionamneto com os pais.

Este método também é extremamente eficaz no tratamento terapêutico de crianças que sofreram traumas, como abusos ou morte de um familiar. De facto, brincar possibilita que as crianças expressem sentimentos profundos e  revivam lembranças sobre o ocorrido até que estejam prontas para falar.  

Anna Freud  a filha mais nova de Freud, também desenvolveu estudos sobre a ludoterapia. Ao contrário de Melanie, Anna acreditava que o brincar é uma forma de autoexpressão, não de representação simbólica do “eu” interior da criança. O brinquedo tinha como objetivo seduzir a criança para o atendimento terapêutico e ser associado a uma ação educativa. Logo, a abordagem de Anna era mais psicopedagógica do que analítica. O brincar era uma atividade secundária.  Anna também usou o brinquedo como forma de estabelecer laços entre o terapeuta e a criança.

Alguns benefícios da ludoterapia são:

  • Ajuda na libertação de sentimentos e emoções;
  • Encoraja a autoexpressão;
  • Permite a libertação de medos, apreensões, instabilidade, irritabilidade,insegurança, frustrações;
  • Eleva a autoestima;
  • Melhora as habilitações sociais e relacionamentos com pais, professores e colegas; 
  • Facilita a compreensão dos próprios sentimentos por parte da criança; 
  • Desenvolve a habilidade de lidar com frustração e situações difíceis;
  • Previne futuros conflitos pessoais.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Nomofobia

Formas de aproveitar o tempo livre

Psicologia do Desporto